Instituto Perene –
Quem Somos e Onde Trabalhamos

Instituto Perene é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2006

O Instituto Perene é uma associação civil privada, sem fins lucrativos, cuja missão é promover soluções práticas para o desenvolvimento e melhoria de vida de comunidades rurais do Brasil, por meio de ações que resultem no combate ao desmatamento e ao efeito estufa. Perene foi fundado em 2006 como foco de atuação na região do Recôncavo Baiano, e desde sua criação vem trabalhando e incluindo pessoas de diversas formações motivadas pelas questões sócias e ambientais. Nos nossos mais de dez anos de atuação acumulamos conhecimento das forças e também dos muitos desafios da população rural, e hoje temos a capacidade de unir conhecimento acadêmico e profissional, com conhecimento local prático, identificando soluções, e com uma marca na região de uma organização que faz acontecer.

Soluções baseadas no mercado para o desenvolvimento sustentável

Guilherme Valladares – diretor executivo, possui 20 anos de experiência nas áreas de desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, florestas e energia no Brasil, América Latina e Estados Unidos. Adicionalmente Guilherme possui profundo conhecimento na área de desenvolvimento rural, e nas relações com comunidades.

Renata Everett Valladares – engenheira mecânica com duas décadas de trabalho de desenvolvimento de tecnologia apropriada para o desenvolvimento rural. Especialista na estruturação de projetos para o mercado de carbono, com mais de 10 anos implementando iniciativas de energia renovável e eficiência energética no meio rural.

Onde Trabalhamos

O Instituto Perene tem como objetivo alcançar as comunidades rurais ao longo do território original da Mata Atlantica. O Perene iniciou suas atividades na região do Recôncavo Baiano, território que abriga 33 municípios ao redor da Baía de Todos os Santos.

A região do Recôncavo apresenta uma dinâmica de uso da terra muito diversificada, e representa bem as muitas realidades deste bioma em outros locais do Brasil.

As principais atividades econômicas são a pecuária, agricultura, reflorestamento, pesca e extrativismo. A região também apresenta indicies de urbanização similares a outros do resto do país.

Os remanescentes de Mata atlântica da região são extremamente fragmentados, porém ainda persistem com muita resiliência.

A região também é bastante rica culturalmente, tendo sido habitada desde antes da época da colonização, apresentando assentamentos urbanos do século XVI.

A Participação Comunitária

é parte integral das iniciativas do Perene.

Ninguem melhor do que a própria usuária para definir o que funciona na sua cozinha e na sua familia. Por isso o Perene sempre buscou o engajamento de mulheres locais nas suas iniciativas, desde a etapa de elaboração de projeto. No programa de fogões eficientes,  as cozinheiras locais trabalharam diretamente com os engenheiros do Perene, pedreiros locais e o parceiro Aprovecho Research Center, na definição das dimensões, localização e características do novo modelo.  O Perene atribui a excelente aceitação cultural do fogão à participação fundamental que tiveram as mulheres no desenvolvimento do modelo.