Cozinhas Eficientes

A Organização Mundial da Saúde estima que aproximadamente 3 bilhões de pessoas ainda dependem da lenha e outras formas de biomassa para cozinhar. Somente no meio rural do Brasil aproximadamente 10 milhões de famílias ainda cozinham com a lenha, e utilizam baixa ou nenhuma tecnologia, resultando em altos graus de contaminantes dentro dos domicílios e os problemas de saúde associados a essa poluição doméstica. Além disso o uso ineficiente da lenha resulta na degradação dos fragmentos florestais, bem como em maiores emissões de gases do efeito estufa.

Instituto Perene vem trabalhando para reduzir estes problemas por meio da promoção de um modelo de fogão a lenha de alta eficiência e com chaminé. Nosso fogão ecológico foi desenvolvido como resultado de uma parceria entre usuárias locais, pedreiros da região e nossos engenheiros do Instituto Perene. Hoje somamos mais de 7 mil unidades instaladas ao longo de centenas de comunidades do Recôncavo Baiano. Os resultados de nosso monitoramento ao longo dos últimos 10 anos veem demonstrando um alto grau de adoção do novo fogão por parte das donas de casa, e uma redução significativa do consumo de lenha. Dentre os principais ganhos percebidos pelas participantes está o aumento da higiene do lar e o alívio pelo fim da exposição à fumaça, por outro lado temos evidência também da redução das emissões de gases e o impacto positivo perante as mudanças climáticas.

Cerca de 30.000 pessoas participam da iniciativa pioneira chamada Fogões Eficientes na Bahia, que já beneficiou 7.000 domicilios em mais de 500 comunidades rurais. Nosso sistema de monitoramento, que permite acompanhar a satisfação do usuário e o desempenho do fogão, foi premiado pelo Agencia de Proteção Ambiental dos EUA.  Possuímos também a auditoria independente dos projetos do Instituto Perene é realizada anualmente pela Fundação Gold Standard.

O financiamento da construção dos fogões eficientes tem sido pela venda direta de créditos de carbono.  Foram contabilizados até o presente, 45.000 toneladas de emissões evitadas, com um total de 150.000 toneladas a serem entregues até o ano 2022.  As etapas do programa de financiamento via carbono incluem: o engajamento de atores locais, a análise da não-renovabilidade da biomassa, testes de eficiência térmica de fogões, a quantificação da redução de emissões, e o monitoramento de impactos sociais e ambientais. Cada participante no programa assina um termo de autorização e cessão com o instituto, e cada fogão é identificado pela sua localização de GPS.

© Copyright 2017 - Institute Perene