O que são os ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são o conjunto de linhas temáticas da Agenda 2030 das Nações Unidas, um chamado universal à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem da paz e da prosperidade. Os 17 ODS fornecem diretrizes, metas e indicadores claros para todos os países adotarem de acordo com suas próprias prioridades e os desafios ambientais e sociais do planeta. 

CERTIFICAÇÃO DE IMPACTOS ODS :

A certificação Gold Standard para os Objetivos Globais é um padrão de excelência reconhecido internacionalmente na certificação de impacto, alinhado com o plano ODS das Nações Unidas. Os desenvolvedores de projetos devem cumprir um rigoroso conjunto de requisitos, garantias e metodologias para obter a certificação do projeto. O Instituto Perene é a primeira organização a obter a validação de um projeto sob a certificação Gold Standard para os Objetivos Globais.

Os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Perene são reconhecidos publicamente através da certificação Gold Standard  por possuírem responsabilização e métricas reconhecidas através da medição com metodologia, monitoramento e avaliação dos impactos.

O Instituto Perene e os ODS:

ODS 1 – REDUÇÃO DA POBREZA 

Meta 1.4 Até 2030, garantir que todos os homens e mulheres, particularmente os pobres e vulneráveis, tenham direitos iguais aos recursos econômicos, bem como o acesso a serviços básicos, propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, herança, recursos naturais, novas tecnologias apropriadas e serviços financeiros, incluindo microfinanças. 

Os projetos do Instituto Perene resultam diretamente na redução de pobreza por meio do fornecimento de novas tecnologias, serviços e capacitação à população rural do Nordeste Brasileiro. Os participantes dos nossos projetos são membros de comunidades quilombolas e tradicionais – marisqueiras, pescadores, agricultores familiares, produtoras de azeite de dendê e farinha de mandioca. 

Indicadores:  número de famílias beneficiadas, aumento do patrimônio familiar, volume da receita gerada para empreendimentos locais. 

ODS  SAÚDE E BEM ESTAR 

Meta 3.9 Até 2030, reduzir substancialmente o número de mortes e doenças por produtos químicos perigosos, contaminação e poluição do ar e água do solo. A adoção do fogão eficiente reduz a poluição doméstica do ar, melhorando a saúde da família e a higiene do lar. 

O Instituto Perene coleta dados qualitativos por meio de 1.000+ entrevistas domiciliares/ano, e atualmente está buscando parceiros para implementar a metodologia inovadora ADALY, correlacionando a redução quantitativa de material    particulado no ambiente interno com redução de doenças cardiovasculares.  

Indicador:  anos de vida ajustados por incapacitação (AVAI).

ODS 5 – IGUALDADE DE GÊNERO 

Meta 5.5 Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.

Mulheres lideram as ações do Instituto Perene, desde a diretoria técnica até as usuárias-finais das tecnologias, participando de todas as etapas de planejamento, engajamento, implantação e monitoramento. O Instituto Perene está no processo de certificação de impacto sobre ODS 5, seguindo a metodologia internacional.

Indicadores: porcentagem de posições de liderança ocupadas por mulheres, número de mulheres com acesso à tecnologia melhorada, número de mulheres treinadas em operação e manutenção, porcentagem dos dados colhidos desagregados por gênero. 

ODS 7 – ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL

Meta 7.1 Até 2030, assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia.

O modelo de fogão eficiente do Instituto Perene incorpora uma série de medidas eco eficientes, incluindo isolamento térmico e câmera de combustão, resultando numa eficiência duas vezes superior à do fogão rudimentar tradicional.

Indicador:  número de pessoas com acesso à tecnologia de cocção melhorada, porcentagem do aumento de eficiência.

ODS 13 – CLIMA 

Meta 13.2 Integrar medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais.

Os nossos projetos possuem reconhecimento público dos benefícios climáticos decorrentes da redução de emissões em toneladas de CO2.

Indicadores: redução de emissões em toneladas de COe certificadas em nome do Instituto Perene pelo Gold Standard e registradas no Markit Registry.

ODS 15 – VIDA TERRESTRE 

Meta 15.2 Até 2020, promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas, deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento globalmente.

O Instituto Perene promove a restauração florestal em áreas degradadas dos biomas florestais tropicais e gerencia a Área de Conservação de Mata Atlântica (Reserva do Paraguaçú).

Indicadores:  hectares restaurados, hectares conservados e toneladas de lenha evitadas.